ESTUDOS GRAMATICAIS
O conhecimento das estruturas oracionais ou frasais conduz ao conhecimento das situações e normas de pontuação, para a correta expressão do pensamento. Nesse sentido, os sinais de pontuação constituem recursos da língua escrita, e não da língua falada.
PORQUE
Na língua falada, os recursos de compreensão da mensagem são as inflexões de voz, a entonação e outras situações de expressão oral. Já na escrita, os sinais de pontuação determinam significados e orientam o leitor às inflexões de voz e de entonação, no caso da leitura dos textos escritos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Leia o poema abaixo, de Oswald de Andrade:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir de seus conhecimentos acerca da colocação pronominal, podemos afirmar que:
A gramática é responsável por normatizar o uso da língua e, nesse caso, somente o bom negro e o bom branco têm capacidades de utilizar corretamente a gramática de acordo com as regras estabelecidas, principalmente em relação à utilização dos pronomes.
O poema quer mostrar e criticar o uso da língua coloquial usada pelo professor, aluno e o mulato sabido e glorificar a utilização correta do pronome que, nesse caso, é utilizada pelo bom negro e o bom branco.
A nação brasileira, nesse poema, é responsabilizada pela utilização inadequada da colocação “me dá”, pois não fazem parte da mesma elite que, por exemplo, o professor, o aluno e o mulato sabido.
Há uma crítica relacionada à gramática normativa em relação à utilização de “dê-me” em relação ao que é utilizado pela língua coloquial (me dá), demonstrando que o mais importante é a comunicação efetiva entre os interlocutores.
A gramática normativa traz como correto a utilização do pronome pessoal do caso oblíquo no início de frases como acontece no último verso “me dá um cigarro”.
Leia o texto:
Um Apólogo
Machado de Assis
[...] Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima. A linha não respondia nada; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile. Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E quando compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe:
Ora agora, diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.[...]
Disponível em Acesso em 05 set. 2017.
Observe as palavras grifadas nos fragmentos extraídos do texto Um Apólogo de Machado de Assis:
Grupo I-
Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há* pouco?
Não repara que esta distinta costureira só* se importa comigo...
Vamos, diga lá*...
Grupo II-
... e não está* para ouvir palavras loucas.
A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também*...
... continuou ainda nesse e no outro, até* que no quarto acabou a obra...
... enquanto você* volta para a caixinha da costureira,
Grupo III-
E era tudo silêncio* na saleta de costura...
... levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário*.
... fazendo parte do vestido e da elegância*?
Depois de comparar as palavras com asterisco, identifique qual foi o critério adotado para organizá-las em grupos, marcando a alternativa correta:
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Proparoxítonas.
As palavras foram organizadas por possuírem a mesmo número de sílabas: Grupo 1: Monossílabas; Grupo 2: Dissílabas; Grupo 3: Polissílabas.
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Paroxítonas terminadas em ditongo.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Polissílabas - Paroxítonas.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Trissílabas - Proparoxítonas.
Observe as orações a seguir:
I. A criança estava trêmula de frio.
II. Ganhou um anel de diamantes.
III. Este carro é de meu pai.
IV. Vim de ônibus.
Após seus estudos sobre as preposições, a(s) única(s) oração(ões) em que a preposição está empregada com valor semântico de causa é (são) em:
II e III.
I, II, III e IV.
Apenas em I
Apenas em II.
I e II.
Os pronomes são as palavras que, geralmente, substituem o nome e são capazes de estabelecer a coesão de um texto. Dessa forma, leia o trecho retirado do texto O gigolô das palavras, de Luís Fernando Veríssimo, e responda ao que é solicitado.
[
] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas [
] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir dos estudos feitos, vemos que os termos em destaque são considerados pronomes, pois substituem, por exemplo, o nome utilizado anteriormente. Nesse sentido, a partir da leitura do trecho acima, analise as afirmativas abaixo.
I. suas, elas, delas estão retomando a palavra Gramática;
II. suas, elas, delas estão retomando a palavra palavras;
III. Podemos classificar os pronomes destacados em: Suas= pronome possessivo; Elas= pronome pessoal do caso reto; Delas= pronome possessivo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) está (estão) apresentada(s) em:
Apenas em II.
I e III.
I e II.
Apenas em III.
II e III.
Nesta etapa, você já é capaz de identificar que uma mesma palavra, em determinada situação, pode possuir sentidos variados e, também, pertencer a classes de palavras diferentes. Analise as palavras destacadas nas orações que seguem e relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com a respectiva classe de palavra e, consequentemente, o sentido determinado por ela.
( ) Ele teve um mau jeito no pescoço esta noite.
( ) Mal entrei na sala e todos os alunos já cobraram a nota da prova.
( ) Devemos fugir dos males da tecnologia moderna.
( ) João é muito mal-humorado! Credo!!
(1) adjetivo.
(2) advérbio.
(3) substantivo.
(4) conjunção.
A opção correta é:
1, 3, 2, 4.
1, 4, 2, 3.
1, 2, 3, 4.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
Leia as duas sentenças abaixo:
I. O presente que compramos foi entregue a um garoto daquele orfanato.II. Na hora que cheguei havia somente um menino na biblioteca estudando.
Quanto ao estudo da morfologia, especificamente das classes de palavras, podemos afirmar que:
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Leia o poema abaixo, de Oswald de Andrade:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir de seus conhecimentos acerca da colocação pronominal, podemos afirmar que:
A gramática é responsável por normatizar o uso da língua e, nesse caso, somente o bom negro e o bom branco têm capacidades de utilizar corretamente a gramática de acordo com as regras estabelecidas, principalmente em relação à utilização dos pronomes.
O poema quer mostrar e criticar o uso da língua coloquial usada pelo professor, aluno e o mulato sabido e glorificar a utilização correta do pronome que, nesse caso, é utilizada pelo bom negro e o bom branco.
A nação brasileira, nesse poema, é responsabilizada pela utilização inadequada da colocação “me dá”, pois não fazem parte da mesma elite que, por exemplo, o professor, o aluno e o mulato sabido.
Há uma crítica relacionada à gramática normativa em relação à utilização de “dê-me” em relação ao que é utilizado pela língua coloquial (me dá), demonstrando que o mais importante é a comunicação efetiva entre os interlocutores.
A gramática normativa traz como correto a utilização do pronome pessoal do caso oblíquo no início de frases como acontece no último verso “me dá um cigarro”.
Leia o texto:
Um Apólogo
Machado de Assis
[...] Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima. A linha não respondia nada; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile. Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E quando compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe:
Ora agora, diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.[...]
Disponível em Acesso em 05 set. 2017.
Observe as palavras grifadas nos fragmentos extraídos do texto Um Apólogo de Machado de Assis:
Grupo I-
Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há* pouco?
Não repara que esta distinta costureira só* se importa comigo...
Vamos, diga lá*...
Grupo II-
... e não está* para ouvir palavras loucas.
A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também*...
... continuou ainda nesse e no outro, até* que no quarto acabou a obra...
... enquanto você* volta para a caixinha da costureira,
Grupo III-
E era tudo silêncio* na saleta de costura...
... levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário*.
... fazendo parte do vestido e da elegância*?
Depois de comparar as palavras com asterisco, identifique qual foi o critério adotado para organizá-las em grupos, marcando a alternativa correta:
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Proparoxítonas.
As palavras foram organizadas por possuírem a mesmo número de sílabas: Grupo 1: Monossílabas; Grupo 2: Dissílabas; Grupo 3: Polissílabas.
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Paroxítonas terminadas em ditongo.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Polissílabas - Paroxítonas.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Trissílabas - Proparoxítonas.
Observe as orações a seguir:
I. A criança estava trêmula de frio.
II. Ganhou um anel de diamantes.
III. Este carro é de meu pai.
IV. Vim de ônibus.
Após seus estudos sobre as preposições, a(s) única(s) oração(ões) em que a preposição está empregada com valor semântico de causa é (são) em:
II e III.
I, II, III e IV.
Apenas em I
Apenas em II.
I e II.
Os pronomes são as palavras que, geralmente, substituem o nome e são capazes de estabelecer a coesão de um texto. Dessa forma, leia o trecho retirado do texto O gigolô das palavras, de Luís Fernando Veríssimo, e responda ao que é solicitado.
[
] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas [
] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir dos estudos feitos, vemos que os termos em destaque são considerados pronomes, pois substituem, por exemplo, o nome utilizado anteriormente. Nesse sentido, a partir da leitura do trecho acima, analise as afirmativas abaixo.
I. suas, elas, delas estão retomando a palavra Gramática;
II. suas, elas, delas estão retomando a palavra palavras;
III. Podemos classificar os pronomes destacados em: Suas= pronome possessivo; Elas= pronome pessoal do caso reto; Delas= pronome possessivo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) está (estão) apresentada(s) em:
Apenas em II.
I e III.
I e II.
Apenas em III.
II e III.
Nesta etapa, você já é capaz de identificar que uma mesma palavra, em determinada situação, pode possuir sentidos variados e, também, pertencer a classes de palavras diferentes. Analise as palavras destacadas nas orações que seguem e relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com a respectiva classe de palavra e, consequentemente, o sentido determinado por ela.
( ) Ele teve um mau jeito no pescoço esta noite.
( ) Mal entrei na sala e todos os alunos já cobraram a nota da prova.
( ) Devemos fugir dos males da tecnologia moderna.
( ) João é muito mal-humorado! Credo!!
(1) adjetivo.
(2) advérbio.
(3) substantivo.
(4) conjunção.
A opção correta é:
1, 3, 2, 4.
1, 4, 2, 3.
1, 2, 3, 4.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
Leia as duas sentenças abaixo:
I. O presente que compramos foi entregue a um garoto daquele orfanato.II. Na hora que cheguei havia somente um menino na biblioteca estudando.
Quanto ao estudo da morfologia, especificamente das classes de palavras, podemos afirmar que:
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
A gramática é responsável por normatizar o uso da língua e, nesse caso, somente o bom negro e o bom branco têm capacidades de utilizar corretamente a gramática de acordo com as regras estabelecidas, principalmente em relação à utilização dos pronomes.
O poema quer mostrar e criticar o uso da língua coloquial usada pelo professor, aluno e o mulato sabido e glorificar a utilização correta do pronome que, nesse caso, é utilizada pelo bom negro e o bom branco.
A nação brasileira, nesse poema, é responsabilizada pela utilização inadequada da colocação “me dá”, pois não fazem parte da mesma elite que, por exemplo, o professor, o aluno e o mulato sabido.
Há uma crítica relacionada à gramática normativa em relação à utilização de “dê-me” em relação ao que é utilizado pela língua coloquial (me dá), demonstrando que o mais importante é a comunicação efetiva entre os interlocutores.
A gramática normativa traz como correto a utilização do pronome pessoal do caso oblíquo no início de frases como acontece no último verso “me dá um cigarro”.
Leia o texto:
Um Apólogo
Machado de Assis
[...] Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima. A linha não respondia nada; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile. Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E quando compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe:
Ora agora, diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.[...]
Disponível em Acesso em 05 set. 2017.
Observe as palavras grifadas nos fragmentos extraídos do texto Um Apólogo de Machado de Assis:
Grupo I-
Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há* pouco?
Não repara que esta distinta costureira só* se importa comigo...
Vamos, diga lá*...
Grupo II-
... e não está* para ouvir palavras loucas.
A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também*...
... continuou ainda nesse e no outro, até* que no quarto acabou a obra...
... enquanto você* volta para a caixinha da costureira,
Grupo III-
E era tudo silêncio* na saleta de costura...
... levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário*.
... fazendo parte do vestido e da elegância*?
Depois de comparar as palavras com asterisco, identifique qual foi o critério adotado para organizá-las em grupos, marcando a alternativa correta:
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Proparoxítonas.
As palavras foram organizadas por possuírem a mesmo número de sílabas: Grupo 1: Monossílabas; Grupo 2: Dissílabas; Grupo 3: Polissílabas.
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Paroxítonas terminadas em ditongo.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Polissílabas - Paroxítonas.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Trissílabas - Proparoxítonas.
Observe as orações a seguir:
I. A criança estava trêmula de frio.
II. Ganhou um anel de diamantes.
III. Este carro é de meu pai.
IV. Vim de ônibus.
Após seus estudos sobre as preposições, a(s) única(s) oração(ões) em que a preposição está empregada com valor semântico de causa é (são) em:
II e III.
I, II, III e IV.
Apenas em I
Apenas em II.
I e II.
Os pronomes são as palavras que, geralmente, substituem o nome e são capazes de estabelecer a coesão de um texto. Dessa forma, leia o trecho retirado do texto O gigolô das palavras, de Luís Fernando Veríssimo, e responda ao que é solicitado.
[
] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas [
] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir dos estudos feitos, vemos que os termos em destaque são considerados pronomes, pois substituem, por exemplo, o nome utilizado anteriormente. Nesse sentido, a partir da leitura do trecho acima, analise as afirmativas abaixo.
I. suas, elas, delas estão retomando a palavra Gramática;
II. suas, elas, delas estão retomando a palavra palavras;
III. Podemos classificar os pronomes destacados em: Suas= pronome possessivo; Elas= pronome pessoal do caso reto; Delas= pronome possessivo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) está (estão) apresentada(s) em:
Apenas em II.
I e III.
I e II.
Apenas em III.
II e III.
Nesta etapa, você já é capaz de identificar que uma mesma palavra, em determinada situação, pode possuir sentidos variados e, também, pertencer a classes de palavras diferentes. Analise as palavras destacadas nas orações que seguem e relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com a respectiva classe de palavra e, consequentemente, o sentido determinado por ela.
( ) Ele teve um mau jeito no pescoço esta noite.
( ) Mal entrei na sala e todos os alunos já cobraram a nota da prova.
( ) Devemos fugir dos males da tecnologia moderna.
( ) João é muito mal-humorado! Credo!!
(1) adjetivo.
(2) advérbio.
(3) substantivo.
(4) conjunção.
A opção correta é:
1, 3, 2, 4.
1, 4, 2, 3.
1, 2, 3, 4.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
Leia as duas sentenças abaixo:
I. O presente que compramos foi entregue a um garoto daquele orfanato.II. Na hora que cheguei havia somente um menino na biblioteca estudando.
Quanto ao estudo da morfologia, especificamente das classes de palavras, podemos afirmar que:
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Proparoxítonas.
As palavras foram organizadas por possuírem a mesmo número de sílabas: Grupo 1: Monossílabas; Grupo 2: Dissílabas; Grupo 3: Polissílabas.
As palavras foram organizadas por se encaixarem em uma mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Oxítonas; Grupo 3: Paroxítonas terminadas em ditongo.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Polissílabas - Paroxítonas.
As palavras foram organizadas por apresentarem o mesmo número de sílabas e por isso se encaixarem na mesma regra de acentuação: Grupo 1: Monossílabas - Monossílabas Tônicas; Grupo 2: Dissílabas - Oxítonas; Grupo 3: Trissílabas - Proparoxítonas.
Observe as orações a seguir:
I. A criança estava trêmula de frio.
II. Ganhou um anel de diamantes.
III. Este carro é de meu pai.
IV. Vim de ônibus.
Após seus estudos sobre as preposições, a(s) única(s) oração(ões) em que a preposição está empregada com valor semântico de causa é (são) em:
II e III.
I, II, III e IV.
Apenas em I
Apenas em II.
I e II.
Os pronomes são as palavras que, geralmente, substituem o nome e são capazes de estabelecer a coesão de um texto. Dessa forma, leia o trecho retirado do texto O gigolô das palavras, de Luís Fernando Veríssimo, e responda ao que é solicitado.
[
] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas [
] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir dos estudos feitos, vemos que os termos em destaque são considerados pronomes, pois substituem, por exemplo, o nome utilizado anteriormente. Nesse sentido, a partir da leitura do trecho acima, analise as afirmativas abaixo.
I. suas, elas, delas estão retomando a palavra Gramática;
II. suas, elas, delas estão retomando a palavra palavras;
III. Podemos classificar os pronomes destacados em: Suas= pronome possessivo; Elas= pronome pessoal do caso reto; Delas= pronome possessivo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) está (estão) apresentada(s) em:
Apenas em II.
I e III.
I e II.
Apenas em III.
II e III.
Nesta etapa, você já é capaz de identificar que uma mesma palavra, em determinada situação, pode possuir sentidos variados e, também, pertencer a classes de palavras diferentes. Analise as palavras destacadas nas orações que seguem e relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com a respectiva classe de palavra e, consequentemente, o sentido determinado por ela.
( ) Ele teve um mau jeito no pescoço esta noite.
( ) Mal entrei na sala e todos os alunos já cobraram a nota da prova.
( ) Devemos fugir dos males da tecnologia moderna.
( ) João é muito mal-humorado! Credo!!
(1) adjetivo.
(2) advérbio.
(3) substantivo.
(4) conjunção.
A opção correta é:
1, 3, 2, 4.
1, 4, 2, 3.
1, 2, 3, 4.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
Leia as duas sentenças abaixo:
I. O presente que compramos foi entregue a um garoto daquele orfanato.II. Na hora que cheguei havia somente um menino na biblioteca estudando.
Quanto ao estudo da morfologia, especificamente das classes de palavras, podemos afirmar que:
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
II. Ganhou um anel de diamantes.
III. Este carro é de meu pai.
IV. Vim de ônibus.
II e III.
I, II, III e IV.
Apenas em I
Apenas em II.
I e II.
Os pronomes são as palavras que, geralmente, substituem o nome e são capazes de estabelecer a coesão de um texto. Dessa forma, leia o trecho retirado do texto O gigolô das palavras, de Luís Fernando Veríssimo, e responda ao que é solicitado.
[
] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas [
] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir dos estudos feitos, vemos que os termos em destaque são considerados pronomes, pois substituem, por exemplo, o nome utilizado anteriormente. Nesse sentido, a partir da leitura do trecho acima, analise as afirmativas abaixo.
I. suas, elas, delas estão retomando a palavra Gramática;
II. suas, elas, delas estão retomando a palavra palavras;
III. Podemos classificar os pronomes destacados em: Suas= pronome possessivo; Elas= pronome pessoal do caso reto; Delas= pronome possessivo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) está (estão) apresentada(s) em:
Apenas em II.
I e III.
I e II.
Apenas em III.
II e III.
Nesta etapa, você já é capaz de identificar que uma mesma palavra, em determinada situação, pode possuir sentidos variados e, também, pertencer a classes de palavras diferentes. Analise as palavras destacadas nas orações que seguem e relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com a respectiva classe de palavra e, consequentemente, o sentido determinado por ela.
( ) Ele teve um mau jeito no pescoço esta noite.
( ) Mal entrei na sala e todos os alunos já cobraram a nota da prova.
( ) Devemos fugir dos males da tecnologia moderna.
( ) João é muito mal-humorado! Credo!!
(1) adjetivo.
(2) advérbio.
(3) substantivo.
(4) conjunção.
A opção correta é:
1, 3, 2, 4.
1, 4, 2, 3.
1, 2, 3, 4.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
Leia as duas sentenças abaixo:
I. O presente que compramos foi entregue a um garoto daquele orfanato.II. Na hora que cheguei havia somente um menino na biblioteca estudando.
Quanto ao estudo da morfologia, especificamente das classes de palavras, podemos afirmar que:
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
[ ] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas [ ] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]
II. suas, elas, delas estão retomando a palavra palavras;
III. Podemos classificar os pronomes destacados em: Suas= pronome possessivo; Elas= pronome pessoal do caso reto; Delas= pronome possessivo.
Apenas em II.
I e III.
I e II.
Apenas em III.
II e III.
Nesta etapa, você já é capaz de identificar que uma mesma palavra, em determinada situação, pode possuir sentidos variados e, também, pertencer a classes de palavras diferentes. Analise as palavras destacadas nas orações que seguem e relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com a respectiva classe de palavra e, consequentemente, o sentido determinado por ela.
( ) Ele teve um mau jeito no pescoço esta noite.
( ) Mal entrei na sala e todos os alunos já cobraram a nota da prova.
( ) Devemos fugir dos males da tecnologia moderna.
( ) João é muito mal-humorado! Credo!!
(1) adjetivo.
(2) advérbio.
(3) substantivo.
(4) conjunção.
A opção correta é:
1, 3, 2, 4.
1, 4, 2, 3.
1, 2, 3, 4.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
Leia as duas sentenças abaixo:
I. O presente que compramos foi entregue a um garoto daquele orfanato.II. Na hora que cheguei havia somente um menino na biblioteca estudando.
Quanto ao estudo da morfologia, especificamente das classes de palavras, podemos afirmar que:
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
1, 3, 2, 4.
1, 4, 2, 3.
1, 2, 3, 4.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 3, 1.
Leia as duas sentenças abaixo:
I. O presente que compramos foi entregue a um garoto daquele orfanato.II. Na hora que cheguei havia somente um menino na biblioteca estudando.
Quanto ao estudo da morfologia, especificamente das classes de palavras, podemos afirmar que:
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
Em I, apresenta um artigo definido, pois define qual é o menino que recebeu o presente.
Em II, o termo em destaque é um artigo indefinido, pois não se sabe que menino é esse.
Na primeira oração trata-se de um artigo indefinido e na segunda, um numeral cardinal.
Em ambas sentenças, as palavras destacadas são artigos indefinidos.
As duas palavras em destaque possuem a mesma classificação morfológica, ou seja, são numerais.
Leia o trecho abaixo:
SETEMBROJosé Roberto Torero
Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido... [...]
Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras artigo, numeral e pronome, analise as afirmativas que seguem:
I. Em: Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada (...), os termos destacados são, respectivamente, pronome possessivo e numeral;
II. No enunciado É claro que eu não gostava mais daquela menina (...), o termo em destaque é pronome demonstrativo;
III. No enunciado: Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: Mi Obdulio querido...(...), o termo destacado (-la) é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.
É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
I e II.
I, II e III.
Apenas em III.
II e III.
I e III.
Leia o poema abaixo:
Retrato
Cecília Meireles
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Fonte: MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
No poema Retrato, é possível reconhecer uma estrutura comparativa entre duas pessoas: do passado e do presente. Para isso, o eu-lírico utiliza-se de alguns termos para caracterizar algumas partes do corpo desse eu que está sendo moldado a partir das decorrências do tempo cronológico.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os adjetivos, é possível afirmar que:
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.
Leia o trecho a seguir, que apresenta uma receita de Bolo de cenoura.
MODO DE PREPARO
MASSA:Em um liquidificador, adicione a cenoura, os ovos e o óleo, depois misture.Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos.Em uma tigela ou na batedeira, adicione a farinha de trigo e depois misture novamente.Acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher.Asse em um forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos.
COBERTURA:Despeja em uma tigela a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar, depois misture.Leve a mistura ao fogo e continue misturando até obter uma consistência cremosa, depois despeja a calda por cima do bolo.
Fonte: Disponível em: Acesso em 09 ago 2017.
Segundo Travaglia (2003, p. 200), os textos de publicidade e propaganda utilizam-se muito de um modo verbal para persuadir seu auditório. Esse mesmo modo é utilizado, por exemplo, no trecho da receita de bolo trazido acima, pois é ele quem conduz o passo a passo a ser executado pelo cozinheiro(a), ou seja, há a indicação de um comando, ordem, etc. para a execução da ação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse modo verbal.
O emprego dos adjetivos relacionados ao retrato que é descrito, mesmo que bem detalhados, funciona como estratégia de convencimento do leitor a fim de descrever e demonstrar uma pessoa fria, de coração vazio e rebelde.
As palavras calmo, triste e magro, por exemplo, expressam um atributo ao rosto que o eu-lírico tem hoje. Esses termos, então, podem ser considerados como adjetivos, ou seja, designam uma especificação do substantivo rosto.
Na mensagem que é vinculada pelo poema, o uso do adjetivo calmo mostra que o eu-lírico está esperando que seu rosto fique rejuvenescido novamente, a partir dos anos que estão passando.
No último verso do poema, a palavra face é considerada como um adjetivo restritivo, pois, além de mostrar um aspecto acidental do substantivo, é de uso restrito, utilizado para dar mais clareza à mensagem do texto.
A autora utilizou os adjetivos frias e mortas, no 5º verso, para enfatizar o discurso que se pretendia transmitir: de mãos frias e mortas, que estão sem força, para lutar contra a velhice representada pelo retrato de hoje.